Notícias

por Interlegis — publicado 22/07/2015 22h20, última modificação 15/04/2019 20h42
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Câmara de Riachão realiza sessão solene em homenagem às mulheres

por rie publicado 10/04/2019 12h06, última modificação 10/04/2019 12h06

Através da indicação da vereadora Catarina Roma, foi realizada na manhã desta terça-feira, 09, na Câmara Municipal de Vereadores em Riachão do Jacuípe, uma sessão solene em homenagem às mulheres. O evento homenageou várias mulheres jacuipenses pela sua luta e história de vida.

Dentre muitas homenageadas esteve a Ex-prefeita Tânia Matos, Maria Rios presidente do Sispum, Maria Pedreira Rios – (Mãe da professora Ienata que foi brutalmente assassinada em 2016), Bernadete Nunes da Silva ex-vereadora.

O presidente Antônio Walter parabenizou todas as mulheres e se colocou à disposição para cobrar do estado o caso da morte de Ienata Rios. “Nós temos que cobrar do poder público a solução desse crime, estamos vendo aqui a dor da mãe porque até hoje sem uma resposta”, disse.

Foram convidadas também a ex-vereadora Clécia Carneiro e a sub-comandante da 90º CIPM Capitã Maria Aparecida que esteve ao lado de outras colegas de farda representando a entidade.

Redação Jacuípe News

Gabinete da Presidência recebe os representantes da Embasa para tentar interceder a falta de água

por rie publicado 22/03/2019 00h27, última modificação 22/03/2019 00h27

Recebemos hoje no gabinete da presidência da Câmara de Vereadores, o Gerente do Escritório Regional de Riachão do Jacuípe, Sr. Josué Rios, e o Coordenador Operacional da Região Sisaleira, Sr. Sílvio Matos, para tentarmos interceder sobre a falta do abastecimento de água em alguns bairros e comuniddes do nosso município.

Toninho da CTI
Vereador - PSC
Compromisso com a saúde!

Notícias

por Interlegis — publicado 22/07/2015 22h19, última modificação 07/08/2015 15h10
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Notícias - Leia mais…

Riachão do Jacuípe comemora aniversário de emancipação política e ‘diploma’ vereadores mirins

por rie publicado 08/08/2015 19h34, última modificação 08/08/2015 19h34

Riachão do Jacuípe comemora aniversário de emancipação política e ‘diploma’ vereadores mirins

Houve comemoração simples, porém foi semeado o futuro político da cidade.

Comemoração pelos 137 anos de Riachão do Jacuípe - Foto Raimundo Mascarenhas (12)

O município de Riachão do Jacuípe completou sábado (1º), 137 anos de emancipação política e administrativa. Os festejos tiveram inicio por volta das 10h30 com uma caminhada pelas ruas do centro da cidade com autoridades locais e os ‘vereadores’ mirins eleitos através de um projeto intitulado “governar com os jovens”, elaborado pela Secretaria de Educação, sendo acompanhado pela Filarmônica 8 de Setembro, criada em 1910.

Comemoração pelos 137 anos de Riachão do Jacuípe - Foto Raimundo Mascarenhas (11)

Prefeita Tânia Matos percorreu todo percurso e ao lado de lideranças acompanhou atenta ao som de parabéns tocado pelo Filarmônica.

A secretária de Educação Ana Rita Rios, falou ao Calila Noticias que houve eleição direta nas escolas para formação dos colegiados e foi eleito um aluno e uma aluna de cada escola municipal. Participaram do projeto “Escola na Câmara” 39 estabelecimentos de ensino, envolvendo mais de quatro mil alunos, que uma vez por mês organiza a visita de uma escola a sede da Câmara Municipal para assistir a sessão e debater com os vereadores os problemas do município.

Secretaria Ana Rita Rios

Secretaria Ana Rita Rios

Estes ‘vereadores’ mirins foram empossados de forma simbólica na sessão solene de comemoração ao aniversário do município, antes foi apresentado um vídeo com suas principais reivindicações, ou seja, educação, saúde e segurança. Esta última foi a maior reivindicação.

Prefeita Tânia Matos foi esposa do saudoso prefeito Valfredo Carneiro de Matos.

Prefeita Tânia Matos foi esposa do saudoso prefeito Valfredo Carneiro de Matos.

A prefeita Tania Regina Alves de Matos (PDT), natural de Amélia Rodrigues, chegou em Riachão do Jacuípe em 1982, falou em seu discurso que escolheu Riachão como município para morar e quer o melhor para seu povo. “Aqui é o melhor lugar para se morar e peço a população mudança no modo de agir e juntos seremos mais fortes. Renovo meu compromisso de trabalhar por um Riachão bem melhor”, externou a trabalhista.

Comemoração pelos 137 anos de Riachão do Jacuípe - Foto Raimundo Mascarenhas (26)

Ela disse também que não veio para salvar e sim para fazer sua parte e dar sua parcela de contribuição e que “cada uma possa também contribuir fazendo seu dever e de forma honesta”, concluiu a chefe do executivo.

Comemoração pelos 137 anos de Riachão do Jacuípe - Foto Raimundo Mascarenhas (59)

O presidente afirmou que ali estava o inicio da renovação da política jacuipense.

O presidente da Câmara Célio Roberto Silva Brito (PHS), mais conhecido com Celinho da Saúde, disse aos “colegas” mirins que eles podiam sonhar, pensar e lutar pelos seus sonhos. “Um dia eu sonhei, hoje sou vereador e presidente da Câmara e minha foto será colocada na galeria desta casa mostrando que colaborei com o município”, falou Celinho. (Veja abaixo do texto a relação dos ‘vereadores’ mirins e respectivas escolas).

Para os adultos, o presidente da Câmara disse que o projeto é exemplo para o mundo, pois estava ali preparando a nova geração de políticos que irão cuidar do município.

Comemoração pelos 137 anos de Riachão do Jacuípe - Foto Raimundo Mascarenhas (37)

Representando a Policia Militar no ato cívico estava o capitão Teixeira, comandante da recém criada 90º Companhia Independente da Polícia Militar de Riachão do Jacuípe, disse que ali era um ponto de partida para se desenvolver a pratica do exercício de cidadania, ao envolver a educação na política, “porque daqui a dez ou quinze anos, serão eles que estarão ocupando os cargos políticos, nós teremos que nos afastar para eles ocuparem, seja no executivo, legislativo, judiciário, na polícia militar, enfim é sempre importante a preparação para a chegada desse momento e Riachão do Jacuípe está de parabéns por essa grande inciativa de se preocupar em formar cidadãos e cidadãs”, disse o oficial.

 

Data de aniversário alterada e comemoração acontece sem feriado

Comemoração pelos 137 anos de Riachão do Jacuípe - Foto Raimundo Mascarenhas (19)

Geralmente os municípios comemoram aniversário de emancipação politica numa data festiva, feriado municipal e muita participação dos moradores. Em Riachão teve festa com a boa música da Filarmônica, a satisfação de pais de alunos e educadores, assim como lideranças políticas, mas tudo isso aconteceu com o comercio aberto e em pleno dia de feira livre.

Comemoração pelos 137 anos de Riachão do Jacuípe - Foto Raimundo Mascarenhas (33)

O vereador licenciado e atual secretário de finanças da Prefeitura, Carlos Matos, falou ao CN que um município só pode ter quatro feriados locais e Riachão tem oficialmente a sexta-feira Santa e as datas comemorativas aos santos padroeiros São Roque e Nossa Senhora da Conceição e os festejos de São João 24 de junho, “o que impede obter mais uma data”, explicou Carlinhos, como é conhecido.

Segundo Carlinhos, deve haver uma discussão com a igreja católica e uma das datas, em sua opinião, São Roque, deve ser substituída pela festa da cidade. Ele também falou sobre a polêmica vivida por muitos anos sobre a data da emancipação do município que era comemorada no dia 14 de agosto e hoje, depois de muita pesquisa, concluiu que o correto é 1º de agosto.

Comemoração pelos 137 anos de Riachão do Jacuípe - Foto Raimundo Mascarenhas (17)

Matos lembrou que foi criada uma comissão, da qual ele fez parte, buscou informações nos diversos órgãos do estado, descobrindo finalmente em 2012, que 1º de agosto era realmente a data da emancipação política do município. “Foi exatamente em primeiro de agosto de 1878 que Riachão foi emancipado e no dia 25 de outubro do mesmo ano foi instalada a Câmara de Vereadores. Este erro foi corrigido e eu na época estava no exercício de vereador, apresentei um projeto de lei estabelecendo o primeiro de agosto com data oficial para comemoração do aniversário de Riachão do Jacuípe”. Concluiu.

Esta lei é de 04 de março de 2012 e pela lei antiga o município completaria 87 anos.

Riachão do Jacuípe pertencente à Área de Expansão Metropolitana de Feira de Santana e sua população estimada em 50 mil habitantes, sendo o segundo município mais populoso da RMFS entre 16 municípios. Área da unidade territorial (km²) 1.190,196. Riachão fica situado às margens do Rio Jacuípe e tem uma economia voltada para a pecuária e agricultura, destacando-se o rebanho bovino e tem como principal Rodovia a BR 324.

Veja abaixo a lista dos ‘vereadores’ que receberem diplomas.

Modelo do Diploma entregue.

Modelo do Diploma entregue.

Escola Cicero Pessoa (Vila Parecida) – Maria Alice Santos e Saulo Carneiro Mota.
Escola Carmem Silva (Sede) – Fabricio Kailan Lima e Raissa Pereira Cana Brasil
Escola Castro Alves (Chapada) – João Pedro dos Santos Vieira e Joana Evelley Oliveira de Pinto
Escola Manoel Inácio (Sede) – Fernando e Brisa
Escola Antonio Marcolino (Sede) – Karen Fabiane Vieira e Lazaro Juan Santo de Oliveira
Escola Ana Neta (sede) – Cistina Gomes de Santana, Claudiane Carneiro Vieira, Flavio da Silva Lima e Mateus Santos da Silva.
Escola Pedro Paulo Mascarenhas (Sede) – Lauelbert de Almeida Pinto e Géssica dos Santos Menezes
Escola Maria Ferreira (Sede) – Ruan Pablo Pereira Robeiro e Nadja Layane da Silva Miranda
Escola João Campos (Ponto Novo) – Ariel e Elika Marcele
Escola Pedro Ross (Barreiros) – Ana Cláudia Carneiro Lopes, Lázaro de Jesus Ramos, Gisele Oliveira Lima e Álisson Carneiro Santana.
Escola Nelson Pessoa (Sede) – Ronan da Paz Jesus e Viviane Lima Gonzaga
Escola João Emilio (Campo Alegre) – Árley Vinicius Carneiro Oliveira, Cibele dos Santos Carneiro, Walesson Santos Oliveira e Isabella Lima Oliveira.
Escola Ana Mascarenhas (Sede) – Milena Caroline da Silva Galiza e Carlos Daniel da Silva Araújo
Escola Don Avelar (Terra Branca) – Kauã Carneiro de Jesus e Fabiana Alves de Araújo Oliveira
Escola Roque Miranda (Malhador) – Cláudio Henrique Cana Brasil Carneiro e Leoderleia Almeida Oliveira
Escola Nossa Senhora da Conceição (Sede) – Kaique Joaquim Coerdeiro Mascarenhas de Sá, Cacilda Raiane Carneiro de Oliveira, Helen Silva Melo e Gilson Thiago Santos Careiro.
Escola Aurélio Mascarenhas (Sede) – Safira Almeida Mendes e Sandesson de Matos Miranda
Escola José Rufino (Chapada) – Maria Emília da Silva Lima, Dhenys Romero Mascarenhas dos Santos, Luiz Cláudio Santos Vieira e Mariana Oliveira dos Santos Freitas.

Redação CN * Fotos Raimundo Mascarenhas – Veja álbum

Câmara de Vereadores lança mais um canal de comunicação com a comunidade

por Admin publicado 21/04/2016 12h35, última modificação 25/04/2016 10h11
canal, informativo, comunidade, legislativo, vereadores, riachão, jacuipe, bahia.

Câmara quer se aproximar mais da comunidade


Depois de criar a Rádio Web Câmara para as transmissões ao vivo das sessões da Câmara e retransmissões pelas rádios comunitárias do município, a Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe continua priorizando a comunicação institucional e de interesse público.

              Dessa vez, a Câmara está lançando o “Dialogando com o Jacuipense”, informativo impresso com foco nas principais ações, projetos, matérias, sessões extraordinárias, moções, audiências e tribunas livres realizadas em 2015:

 “A nossa intenção é estreitar cada vez mais a relação entre o cidadão jacuipense e o legislativo municipal, mostrando para a população as ações da Câmara e tudo que venha ser do interesse público, explica o presidente da Câmara, o vereador, Célio Roberto Silva Brito (SDD).

               Uma das ações destacadas no “Dialogando com o Jacuipense” são as inúmeras Tribunas Livres ocorridas na Câmara em 2015; espaço dado para o cidadão (representando alguma entidade) com o objetivo de socializar seus projetos e reivindicações com a comunidade.

               Além do informativo, a Câmara está criando um novo e eficiente layout em todos os seus canais de Comunicação, como o Diário Oficial, site e demais páginas nas redes sociais utilizadas como canais entre sociedade e legislativo.

             “A iniciativa só melhora a relação do povo com a Casa da Cidadania, as retransmissões das sessões pelas rádios, por exemplo, tem servido, principalmente para nos informar sobre o posicionamento dos vereadores, seus projetos e todas as ações que dizem respeito à nossa comunidade. Isso representa um ganho para a nossa cidadania”, opinou Eliete Cordeiro, Agente Comunitária de Saúde do município, presente na última sessão da Câmara.

Confira os nossos canais de comunicação:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.hcg.RadioCamaraDeRiachaoDoJacuípe,

O facebook da Câmara Municipal:

https://www.facebook.com/cmriachaodojacuipe/?fref=ts, o site Câmara de Riachão e o Diário oficial com o noticiário de tudo que acontece em tempo real na Casa da Cidadania já estão em atuação, uns ainda com algumas reparações, mas já ativos na 

ASCOM- Câmara Municipal de Vereadores de Riachão

Jornalista – Laura Ferreira

Contato- 3264-2185

75- 98125- 9483

Servidores da saúde municipal reivindicam em regime de Tribuna Livre Plano de Carreira

por Admin publicado 06/05/2016 23h10, última modificação 06/05/2016 23h10
Servidores da saúde municipal reivindicam em regime de Tribuna Livre Plano de Carreira

Foto ilustração (Agentes de Saúde na Câmara)

Na manhã desta quinta-feira (5) através da Sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Riachão do Jacuípe, em regime de concessão de Tribuna Livre, o funcionário, Deivison Oliveira da Silva, representando os servidores da saúde municipal, explicou sobre a minuta do Plano de Carreira da categoria enviado para a Procuradoria Jurídica do município.

Na oportunidade, o servidor pediu mais agilidade por parte da Prefeitura no encaminhamento para a Câmara do Plano de Carreira. Deivison alegou ainda que a categoria aguarda há muito tempo este Projeto, prometido em reunião com o SISPUM (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) pelo procurador de Justiça do município, Érico Matos.

A vereadora Catarina Roma também representando o SISPUM, pediu ao presidente da Câmara, Célio Roberto Silva Brito, a permissão para conceder ao advogado do SISPUM, o senhor Marcelo Guimarães, o tempo de sua fala, segundo ela, o mais indicado para esclarecer toda a situação.

Concedida a fala, o advogado também alegou descaso por parte da Prefeitura com o envio em tempo hábil do Plano de Carreira à Câmara. O presidente, Célio Roberto e demais vereadores reconheceram a importância dos serviços realizados por estes profissionais dentro do município. Por este motivo, defenderam a urgente construção do Plano de Carreira, sendo o mesmo contemplador das reais necessidades de todos os profissionais de Saúde de Riachão.

Marcaram presença na sessão, profissionais da área de Saúde como: dentistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, ACS, técnicos de enfermagem, dentre outros que atentamente, acompanharam a sessão com o anseio de verem o mais rápido possível o Projeto do Plano de Carreira na Câmara.

ASCOM- Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe


Câmara de Vereadores realiza mais uma sessão e público conta com presença de skatistas

por Admin publicado 24/05/2016 14h43, última modificação 24/05/2016 14h43

Na última quinta feira (19) a Câmara Municipal de Vereadores de Riachão realizou mais uma sessão ordinária contando com a presença de todos os seus vereadores. Dentre as muitos pareceres e projetos, a pauta da sessão contou também com a indicação do poder executivo municipal pela instituição da Semana da Família no município.

De autoria dos vereadores, Célio Roberto e Adelson Ferreira, foi apresentado o parecer para denominação da quadra poliesportiva do Colégio Nossa Senhora da Conceição; de autoria do vereador José Silvestre, a denominação do Conjunto Habitacional em Barreiros; de autoria da vereadora, Catarina Roma, requerimento à Prefeitura Municipal de um projeto de Lei que regulamente a atividade de carroceiros; em especial, sobre os cuidados com os animais; de autoria do vereador Franklin Santana à gestora municipal, um levantamento de toda a frota de veículos do município; e por fim, de autoria do vereador Adonias Alves, a solicitação à Empresa de Telefonia OI, pela limpeza da área da Torre da Telefonia, no distrito de Barreiros.

Presença dos Skatistas na Câmara

O grupo de “Skate in Roça” marcou presença na Câmara compondo a plateia de cidadãos presentes na sessão. De acordo com a professora e componente do grupo, Kelly Cristina Carneiro, o objetivo da presença do grupo na sessão na última quinta feira foi de acompanhar a sessão, participar da política e obter apoio para o grupo que, sem dúvidas, vem precisando para praticar o esporte.

Para Kelly, os ciclistas estão tomando posse de uma coisa que é pública e deve ser compartilhada. “Nas grandes cidades a ciclofaixa é compartilhada com outros veículos. O termo ciclo abrange todo veículo de quatro rodas também, como além de skats, patins e outros. Eu também faço parte de um grupo de ciclismo, mas acho que a ciclofaixa não nos pertence, podemos e devemos compartilhar sim desse bem que é público", reforçou Kelly.
A professora explicou como se deu o surgimento do “Skate in roça”, segundo ela, depois de uma postagem em redes sociais realizada por um membro da Prefeitura, que categoricamente, atribuiu o ato aos skatistas em geral. Depois disso, nos sentimos mais fortes resolvendo nos organizar e formar o grupo para defender nosso espaço”, disse, revelando ainda que alguns componentes sofreram ameaças depois de serem acusados injustamente.

Líder da Prefeita na Câmara diz que a mesma pedirá desculpas aos skatistas

Em mesma sessão, o líder da prefeita na Câmara, o vereador Xavier Menezes pediu desculpas ao grupo em nome da gestão e prometeu levar o grupo para conversar com a prefeita, para que a mesma se retrate, caso seja necessário.

Foto de Camara Municipal de Riachão do Jacuipe.
Foto de Camara Municipal de Riachão do Jacuipe.

Riachão: reprovação das contas da atual gestão, segurança pública e 2° Caminhada pela Paz foram destaques na sessão desta quinta-feira (16)

por Admin publicado 16/06/2016 00h00, última modificação 19/06/2016 12h31

 
A sessão desta quinta-feira (16) teve como principais destaques a reprovação das contas da atual gestão, a Segurança Pública na sede e povoados de Riachão e a II Caminhada pela Paz em Riachão.
Convidado para receber o título de cidadão jacuipense e falar sobre a segurança no município, o representante da 90ª Companhia Independente da Polícia Militar, o capitão Teixeira fez uso da Tribuna Livre e emocionado agradeceu pelo título, lembrando de seu vínculo familiar com a cidade.
Teixeira destacou sobre a árdua tarefa que a Companhia de Polícia tem encontrado  devido a falta de estrutura e, muitas vezes, pelo enfrentamento de problemas  de responsabilidade do poder público.
 “Por exemplo, uma rua sem iluminação, trecho que vem ocorrendo muitos assaltos, gera para nós mais ocorrências”, lembrou o capitão, que por outro lado, agradeceu o apoio que a Companhia tem recebido de todos os vereadores do município.
Os vereadores parabenizaram o trabalho da Companhia, mas reivindicaram o aumento do efetivo e de mais viaturas. Sobre isso, Teixeira concordou, mas enfatizou também a importância do apoio de toda a comunidade para um excelente serviço:
 “Peçam aos eleitores e amigos de vocês que não deixem de registrar suas ocorrências, de fazerem as devidas denúncias, pois só a partir destas é que podemos traçar nossos planos de ação, só assim poderemos agir com mais precisão”, pediu.
Outras pautas foram destacadas ainda pelos vereadores de oposição, dentre muitas, a falta de transporte escolar, de iluminação em diversas ruas, especialmente, nos bairros como o Ranchinho e Bela Vista;  os gastos exagerados pela passagem da tocha olímpica, que segundo o vereador José Nivaldo, foram onerosos demais para apenas uma hora de evento.  
Neste mesmo viés, o vereador Antonio Marcos e demais da oposição alertaram para os gastos da Prefeitura com o São João, e festejos juninos nos povoados de Vila Aparecida, Chapada e outros, como a tradicional Festa de Vaqueiros em Barreiros.
Entre outros depoimentos, foi citada a reprovação das contas da atual gestora, Tânia Regina Alves de Matos, referentes ao exercício de 2014, que deverá pagar uma multa de três mil e quinhentos reais e ainda, mais outra no valor de 50.400,00 (cinquenta mil e quatrocentos reais).
O relatório das contas enviado pelo TCM já foi encaminhado pelo presidente, Célio Roberto para a Comissão de Finanças, Orçamentos, Fiscalização e Conrole.
Antes de encerrar a sessão, o presidente convidou a todos para Caminhada pela Paz que será realizada na próxima terça-feira (21), ele lembrou  que o evento não se resume ao cortejo pelas ruas, mas principalmente,  ao segundo momento, um ato no Clube Lira 8 de Setembro, onde serão expostas reflexões sobre a “PAZ”, reivindicações e sugestões sobre a Segurança Pública no município.
 
ASCOM- Câmara Municipal de Vereadores de Riachão

Jornalista – Laura Ferreira

Riachão: 2ª Caminhada pela Paz atrai multidão e é marcada por muitas reivindicações e reflexões

por Admin publicado 23/06/2016 21h19, última modificação 23/06/2016 21h19
Riachão: 2ª Caminhada pela Paz atrai multidão e é marcada por muitas reivindicações e reflexões
 
Uma multidão vestida de branco, com faixas e cartazes com reivindicações acerca da Segurança Pública fizeram nesta terça-feira (21) a 2ª Caminhada pela Paz em Riachão. A Caminhada saiu em direção a Avenida Eliel Martins encerrando seu trajeto no Clube Lira 8 de Setembro.
No Clube foi realizado o segundo e último ato do evento, uma Audiência Pública com reflexões sobre a paz e reivindicações por mais segurança em Riachão e região, sobretudo na zona rural, onde tem ocorrido sucessivos assaltos seguidos de agressões físicas.
Um município que marcou forte presença na Caminhada foi o de Pé de Serra, que na oportunidade, também participou trazendo reclames da comunidade. Compôs a mesa da Audiência as seguintes autoridades:
 
O presidente da Câmara, Célio Roberto Silva Brito, o Padre Alessandro da Paróquia de Riachão, a Prefeita Tânia Matos, o presidente da Câmara de Vereadores de Pé de Serra, Geovan Rios, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riachão, João Batista, o juiz aposentado, José Ferreira Filho, o padre André, representando as comunidades de Nova Fátima e Gavião, o agente de Saúde, Casemiro, representando a Mandassaia (comunidade recentemente vítima de roubos e agressões físicas contra seus moradores) e a subcomandante, Maria Aparecida Teixeira que representou a Companhia da Polícia Militar em Riachão.
 
Após o pronunciamento de todos, a subcomandante da Companhia da Polícia Militar, Maria Aparecida fez uma discurso extremamente técnico, sugerindo para a plateia estratégias de proteção e dicas de como enfrentar os agressores.
 
Ela lembrou ainda que muitos dos agressores são ainda meninos e que por isso precisam ser melhor assistidos pelo poder público e que embora a segurança seja um direito, é também um dever de todos colaborar com a mesma.
 
“É preciso que os registros das ocorrências ocorram para que a polícia possa organizar seu plano de ação. Assim também como o governo precisa saber dos dados e necessidades de cada município para poder investir mais, neste caso, em segurança”, reforçou, lembrando que muita gente não registra devidamente suas queixas.
 
Em seguida muitos presentes se inscreveram para falar, sugerir ou reivindicar às autoridades presentes, embora, a maior parte das representatividades da Justiça não compareceram, entre eles: delegado, promotora e promotor.
 
Muitos dos presentes lamentaram esta ausência, no entanto, o evento recolheu assinaturas para um abaixo assinado que será encaminhado para o Secretário de Segurança Pública e para o governador do estado.
 
Entre os depoimentos, o de Dona Dalva de Pé de Serra, emocionou o público quando a mesma relatou a morte do filho e da namorada carbonizados na mala de um carro há mais ou menos 5 anos, crime até hoje sem resultado.
 
“Clamamos por justiça, um dos suspeitos do crime estava recentemente andando livremente na cidade, e nada é feito”, concluiu em prantos dona Dalva.

O padre Alessandro e o presidente da Câmara, Célio Roberto finalizaram o evento agradecendo a presença de todos e lembrando das conquistas que a comunidade obteve na I Caminhada pela Paz, em 2015.
 
 ASCOM- Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores
 
Jornalista: Laura Ferreira

Riachão: Audiência Pública terá como foco instalação do tratamento do esgotamento sanitário de Riachão, despoluição e revitalização do Rio Jacuípe

por Admin publicado 29/06/2016 08h35, última modificação 29/06/2016 08h36

    A implantação do sistema de tratamento do esgotamento sanitário do município para  despoluição e revitalização do Rio Jacuípe e suas margens serão pautas de Audiência Pública na próxima segunda feira (4) na Câmara Municipal de Vereadores de Riachão do Jacuípe.

 

      A Audiência tem como principal objetivo cobrar das instituições responsáveis a execução do tratamento de esgotamento sanitário no município através do Projeto apresentado em 2013 pela Embasa para as instâncias interessadas como Prefeitura, Câmara, Associações Comunitárias, Setores da Saúde Municipal e outras.

 

      Outra pauta da Audiência será a cobrança da conclusão do Plano Municipal de Saneamento Básico, com todos os dados referentes a realidade do esgotamento e tratamento das águas no município, fundamental para que o sistema de tratamento do esgotamento sanitário seja executado.

 

      Em 2013, após apresentação do Projeto, a Prefeitura ficou responsável pelo apoio logístico para a equipe da Empresa Sanear na produção do diagnóstico sobre a situação do esgotamento sanitário no município.

 

“Buscamos respostas sobre a execução desse Projeto e a SANEAR nos informou que o  Projeto está paralisado, aguardando a conclusão do Plano Municipal de Saneamento Básico, de responsabilidade da mesma empresa”, lembra o vereador Luiz Valdoberto, integrante da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores.

 

            A Câmara de Vereadores, através do presidente Célio Roberto, já convidou para a Audiência Pública, instituições e empresas como a Embasa, Prefeitura, Igrejas, Sindicatos, Ministério Público, FUNASA, Associação de Moradores, a Coocar- Cooperativa de Catadores de Riachão do Jacuípe, e outras interessadas.

 

           A Audiência Pública é uma ação da Câmara em parceria com a Associação Amigos do Rio Jacuípe.

ASCOM- Câmara Municipal de Vereadores de Riachão do Jacuípe

Fotos- Arquivos dos Amigos do Rio Jacuípe e Câmara Municipal

Antecipação de Pagamento

por rie publicado 17/04/2019 12h45, última modificação 17/04/2019 13h04
Antecipação de Pagamento

Antecipação de Pagamento

Presidente da Câmara antecipa o pagamento de salário dos servidores, nesta quarta-feira (17), relativos a Competência Abril. De acordo com o cronograma previsto, o crédito dos salários poderia ocorrer até a próxima segunda - feira (22).
Importante ressaltar que essa antecipação no valor de aproximadamente R$ 80 mil reais (líquido), ajuda a estimular a economia local e movimentar o comércio. Além disso, demonstra o empenho do Presidente da Câmara Municipal em manter a normalidade do salário dos servidores, bem como a transparência com o dinheiro público e respeito aos funcionários e à população Jacuipense.

Ações do documento