Riachão: Audiência Pública terá como foco instalação do tratamento do esgotamento sanitário de Riachão, despoluição e revitalização do Rio Jacuípe

por Márcio Araújo publicado 29/06/2016 08h35, última modificação 29/06/2016 08h36

A implantação do sistema de tratamento do esgotamento sanitário do município para  despoluição e revitalização do Rio Jacuípe e suas margens serão pautas de Audiência Pública na próxima segunda feira (4) na Câmara Municipal de Vereadores de Riachão do Jacuípe.

A Audiência tem como principal objetivo cobrar das instituições responsáveis a execução do tratamento de esgotamento sanitário no município através do Projeto apresentado em 2013 pela Embasa para as instâncias interessadas como Prefeitura, Câmara, Associações Comunitárias, Setores da Saúde Municipal e outras.

Outra pauta da Audiência será a cobrança da conclusão do Plano Municipal de Saneamento Básico, com todos os dados referentes a realidade do esgotamento e tratamento das águas no município, fundamental para que o sistema de tratamento do esgotamento sanitário seja executado.

Em 2013, após apresentação do Projeto, a Prefeitura ficou responsável pelo apoio logístico para a equipe da Empresa Sanear na produção do diagnóstico sobre a situação do esgotamento sanitário no município.

“Buscamos respostas sobre a execução desse Projeto e a SANEAR nos informou que o  Projeto está paralisado, aguardando a conclusão do Plano Municipal de Saneamento Básico, de responsabilidade da mesma empresa”, lembra o vereador Luiz Valdoberto, integrante da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores.

A Câmara de Vereadores, através do presidente Célio Roberto, já convidou para a Audiência Pública, instituições e empresas como a Embasa, Prefeitura, Igrejas, Sindicatos, Ministério Público, FUNASA, Associação de Moradores, a Coocar- Cooperativa de Catadores de Riachão do Jacuípe, e outras interessadas.

A Audiência Pública é uma ação da Câmara em parceria com a Associação Amigos do Rio Jacuípe.

ASCOM- Câmara Municipal de Vereadores de Riachão do Jacuípe

Fotos- Arquivos dos Amigos do Rio Jacuípe e Câmara Municipal