Riachão: reprovação das contas da atual gestão, segurança pública e 2° Caminhada pela Paz foram destaques na sessão desta quinta-feira (16)

por Márcio Araújo publicado 16/06/2016 00h00, última modificação 19/06/2016 12h31

A sessão desta quinta-feira (16) teve como principais destaques a reprovação das contas da atual gestão, a Segurança Pública na sede e povoados de Riachão e a II Caminhada pela Paz em Riachão.
Convidado para receber o título de cidadão jacuipense e falar sobre a segurança no município, o representante da 90ª Companhia Independente da Polícia Militar, o capitão Teixeira fez uso da Tribuna Livre e emocionado agradeceu pelo título, lembrando de seu vínculo familiar com a cidade.
Teixeira destacou sobre a árdua tarefa que a Companhia de Polícia tem encontrado  devido a falta de estrutura e, muitas vezes, pelo enfrentamento de problemas  de responsabilidade do poder público.
 “Por exemplo, uma rua sem iluminação, trecho que vem ocorrendo muitos assaltos, gera para nós mais ocorrências”, lembrou o capitão, que por outro lado, agradeceu o apoio que a Companhia tem recebido de todos os vereadores do município.
Os vereadores parabenizaram o trabalho da Companhia, mas reivindicaram o aumento do efetivo e de mais viaturas. Sobre isso, Teixeira concordou, mas enfatizou também a importância do apoio de toda a comunidade para um excelente serviço:
 “Peçam aos eleitores e amigos de vocês que não deixem de registrar suas ocorrências, de fazerem as devidas denúncias, pois só a partir destas é que podemos traçar nossos planos de ação, só assim poderemos agir com mais precisão”, pediu.
Outras pautas foram destacadas ainda pelos vereadores de oposição, dentre muitas, a falta de transporte escolar, de iluminação em diversas ruas, especialmente, nos bairros como o Ranchinho e Bela Vista;  os gastos exagerados pela passagem da tocha olímpica, que segundo o vereador José Nivaldo, foram onerosos demais para apenas uma hora de evento.
Neste mesmo viés, o vereador Antonio Marcos e demais da oposição alertaram para os gastos da Prefeitura com o São João, e festejos juninos nos povoados de Vila Aparecida, Chapada e outros, como a tradicional Festa de Vaqueiros em Barreiros.
Entre outros depoimentos, foi citada a reprovação das contas da atual gestora, Tânia Regina Alves de Matos, referentes ao exercício de 2014, que deverá pagar uma multa de três mil e quinhentos reais e ainda, mais outra no valor de 50.400,00 (cinquenta mil e quatrocentos reais).
O relatório das contas enviado pelo TCM já foi encaminhado pelo presidente, Célio Roberto para a Comissão de Finanças, Orçamentos, Fiscalização e Conrole.
Antes de encerrar a sessão, o presidente convidou a todos para Caminhada pela Paz que será realizada na próxima terça-feira (21), ele lembrou  que o evento não se resume ao cortejo pelas ruas, mas principalmente,  ao segundo momento, um ato no Clube Lira 8 de Setembro, onde serão expostas reflexões sobre a “PAZ”, reivindicações e sugestões sobre a Segurança Pública no município.

ASCOM- Câmara Municipal de Vereadores de Riachão

Jornalista – Laura Ferreira