CAPS DE RIACHÃO DO JACUÍPE TEM TRABALHO RECONHECIDO PELO CONASEMS.

Apresentado pela Secretária de Saúde de Riachão do Jacuípe -Juliana Carneiro no XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais em Belém- PA, a experiência do CAPS Itinerante: Intervenção em saúde mental para ampliação do acesso ao cuidado integral e multi profissional.

Por meio da ação itinerante, profissionais de saúde atendem em comunidades do município levando saúde, assistência e comodidade aos pacientes com problemas mentais que não têm condições de frequentar o CAPS. No município de Riachão do Jacuípe, o atendimento itinerante chega ao Distrito de Barreiros e aos povoados de Chapada, Vila Aparecida e Ponto Novo.

A equipe de comunicação do CONASEMS  acompanhou os profissionais do CAPS Margarida Vieira dos Santos  durantes dois dias de atendimento, nos dias 08 e 09 de novembro, nas comunidades de Chapada e Ponto Novo. O material produzido vai fazer parte de um documentário dos trabalhos aprovados na “Mostra Brasil aqui tem Sus”.

O CAPS Itinerante foi implantado no Município de Riachão do Jacuípe em 2017, pelo enfermeiro e Coordenador do CAPS, Marcos Lopes. O Prefeito, Zé Filho reconhece e parabeniza o trabalho de toda equipe e oferece total estrutura para realização dos atendimentos itinerantes, pois entende a importância da saúde mental na vida das pessoas.